Pesquisar este blog

Páginas

sábado, 30 de outubro de 2010

Sobre a mensagem do "Danregularis"

Eu sempre recebo uns emails absurdos, a maioria eu nao respondo e talz....aliás, acho q nunca tinha respondido antes. Mas esse eu nao posso deixar de expressar o que penso e de dar algumas dicas sobre o que acreditar ou nao da Internet a quem interessar.
Primeiro leiam a mensagem que recebi, pra vcs terem uma ideia do que estou falando, depois o "meu recado" logo abaixo.





"A VERDADE SOBRE

O -ACTIVIA-!!!




Por essas e por outras, tudo vai se acabar

mais cedo do que pensamos...

Mas o mais interessante, é que a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) somente agora, depois de publicada essa denúncia pela internet, resolveu proibir a propaganda do Activia. Por quê não o fez antes, já que conhecia o problema, sendo uma "agência técnica"???

Isso deixa claro que podemos muito através da internet, podemos mesmo mudar o rumo desta Nação, basta que queiramos. Uma mensagem de caixa a caixa com certeza tudo pode: derrubar um político, baixar o preço de produtos, eliminar coisas avessas ao organismo humano, tipo o Activia,. Basta que saibamos nos unir numa corrente forte...

Na prática não precisamos de coisa nenhuma da Danone e de outras do gênero; Leiam isto:

Afinal, o que é Activia? O que são os bacilos DanRegularis ?

"Bifidobacterium animalis é uma bactéria anaeróbica gram-positiva encontrada nos intestinos de animais de grande porte, inclusive humanos."

Qual seria então a fonte para se obter o famoso DanRegularis?

NÃO, você não está enganado. São as FEZES HUMANAS!!, SIM, SIM E SIM!!!

Mas o absurdo não para aí.

Muitas empresas têm tentado registrar subespécies específicas como uma técnica de marketing, renomeando estas subespécies com rótulos pseudo-científicos.

A Danone (Dannon) protocolou como marca registrada a cepa DN 173.010, e comercializa o organismo nomeando-o de:

Bifidus Digestum (Reino Unido), Bifidus Regularis (EUA e México), Bifidubacterium Lactis ou B.L. Regularis (Canadá),
DanRegularis (Brasil) e Bifidus Artiregularis (Argentina, Áustria, Bulgária, Chile, Alemanha, Itália, Irlanda, Romênia, Rússia e Espanha).

Cientificamente, o nome correto desta cepa é Bifidobacterium animalis subsp.animalis, strain DN-173.010.

O motivo pelo qual a bebida láctea Activia ajuda na digestão é o simples fato de que a bactéria adicionada pela Danone pertence a uma cepa mais irritante para a mucosa intestinal, que ao entrar em contato trata de expelir o mais rapidamente possível o material fecal.

Sejamos honestos. É saudável, a longo prazo, acostumar o sistema digestivo (ou mais modernamente, sistema digestório) humano a somente funcionar pela introdução de um material irritante/estimulante? Isso não seria viciar o organismo? Não seria mais coerente consumir mais fibras e menos pão branco, o verdadeiro culpado pelos problemas intestinais?

Alimento probiótico, eles dizem... Até quando vamos ser ingênuos (ou seria mais correto otários) de acreditar cegamente em propagandas e em campanhas de marketing??

A bebida láctea contendo Bifidobacterium animalis sp vem sendo comercializada pela Danone pelo mundo afora desde 1990, mas somente no Brasil tiveram a cara-de-pau de colocar o nome da marca Danone (DanRegularis) no nome científico registrado.

Mas, sinceramente, prefira as verduras ao leite de cocô doce.

EM OUTRAS PALAVRAS, A TAL DE BEBIDA LÁCTEA TEM MERDA MESMO!!!!!!
Marília C. Duarte
(Nutricionista)
São Paulo - SP


Anvisa proíbe propaganda do iogurte Activia (Folha Online):
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u416847.shtml

27/06/2008 - 13h33
Anvisa proíbe propaganda do iogurte Activia

da Folha Online

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou nesta sexta-feira a suspensão de todas as propagandas do iogurte Activia por problemas na divulgação de suas propriedades.

Para a agência, a Danone, responsável pelo produto, anuncia o iogurte como se ele fosse "uma forma de tratamento para o funcionamento intestinal irregular." O decreto, de "interesse sanitário", foi publicado hoje no "Diário Oficial da União".

Em seu site, a Danone afirma que "tomar Activia diariamente, como parte de uma dieta equilibrada e de um estilo de vida saudável, proporciona uma quantidade suficiente de bacilos DanRegularis para ajudar a regularizar o seu sistema digestivo."

A Danone foi procurada pela reportagem por meio de sua assessoria de imprensa, mas ainda não se manifestou.



VAMOS POIS BOICOTAR ESTE PRODUTO FEITO COM EXCREMENTO ANIMAL, SABE-SE LÁ QUE TIPO DE DOENÇAS ISSO

PODERA ACARRETAR DENTRO DO NOSSO ORGANISMO EM UM FUTURO PRÓXIMO COM TANTAS DOENÇAS ESTRANHAS

APARECENDO, EPIDEMIAS,ETC...

SE PUDERMOS VAMOS EVITAR CERTOS TIPOS DE ALIMENTOS.

CARO AMIGO VAMOS REPASSAR ESTA MENSAGEM, É PARA O BEM DA NOSSA SAÚDE!..."


Olha o perigo em se acreditar em tudo que se lê na INTERNET e ainda repassá-las como verdade...eu não sou a pessoa mais indicada a constestar essas informações, mas infelizmente não conheço nenhum (a) nutricionista a ponto de pedir esse favor, portanto aqui está minha opinião sobre o assunto:

Primeiro: Um alimento, pra ser comercializado, deve ter passado por uma avaliação rigorosa, até pq o SUS garante isso no Brasil. Nenhum produto é comercializado sem que antes tenha passado por isso;

Segundo: A flora instestinal deve ter, realmente, em sua composição esse material, mas isso, de forma alguma, significa que estamos comendo (ou tomando) fezes. A feze é um composto de várias coisas, principalmente de restos de alimentos, nao de uma única.
Outro exemplo: sabe o leite fermentado (o velho Yakult e agora o novo e mais delicioso ainda Actimel)? Ele é composto por Streptococcus salivarius subsp. thermophillus e Lactobacillus acidophilus, Lactobacillus casei, Bifidobacterium sp., e/ou outras bactérias lácticas. Leu bem? Salivarius mesmo! De saliva. Temos essa bactéria em nossa saliva. Vai deixar de tomar leite fermentado por causa disso tbm?
Uma porção de alimentos tem em sua composição bactérias. Isso nao significa que estamos comendo saliva, ou fezes ou seja lá o que for. Significa que os engenheiros estao cada vez mais espertos pra transformar nossos alimentos mais saudáveis.

Terceiro: Qualquer pessoa pode assinar dizendo que é profissional da saúde. Note que nao tem o número do CFN ou CRN (conselho de nutricionistas). E , se vc tiver dúvidas, digita o nome da pessoa no google escrito assim: "CRN Marília C. Duarte". O que apareceu? Uma explicação do Conselho de Nutricionistas afirmando que ela nao possui cadastro, nao é?
Agora digita assim: "COREN Neila Gregorio" (COREN: Conselho Regional de Enfermagem). Apareceu um link que tem meu número de cadastro, nao apareceu? (401771)
Se quiser pode digitar de qqer profissional de saúde que vai aparecer. Nao tenho nenhum nutricionista conhecido (nem sei o nome de ninguem), mas procurei na lista telefonica aqui de Chapecó por "nutricionistas" e encontrei uma tal de Flavia Baldissera. Será que ela é mesmo nutricionista? Posso confiar e ir consultar com ela? Bem, vamos procurar no google!
ah! sim! encontrei. seu número de CRN é 1227.
Sendo assim, qualquer pessoa que quiser conferir se um médico tal é mesmo médico basta digitar "CRM Fulano de Tal" que vai aparecer o número dele. Isso sem contar que vai aparecer as inscrições em concursos, as participações em fóruns, etc etc...

Portanto, antes de corrermos o risco de repassar informações para pessoas que acreditam em tudo que veem e ou leem, vamos dar uma conferida pra ver se é verdade ou nao?

Isso vale tbm pra aquelas outras mensagens: repasse esse email pois a empresa tal vai me dar tantos reiais pra que eu pague um tratamento de uma doença grave; ou: Se vc enviar pra tantas pessoas esse email vc concorre (ou ganha) tal prêmio (se fosse assim eu já teria ganho uma casa, um terreno em SP e um notebook!).
Em casos como esse é fácil saber se é verídico: entre no site da empresa e procure por essa informaçao. Nao achou e está louco de vontade de ganhar o prêmio mesmo assim? Passe um email (nos sites de empresas sempre tem um email pra entrar em contato) pedindo da veracidade da informação. Se eles nao confirmarem é mentira (normalmente é, ninguem dá nada de graça).


***Por via das dúvidas trago outras fontes que vao defender essa mesma ideia que a minha:

*No yahoo respostas:

- Na resposta de "Flor":
"Na atual literatura científica, o Bifidobacterium animalis subsp lactis (ou b.lactis) não
apresenta nenhuma característica que irrite ou agrida a mucosa intestinal. Existem
estudos científicos mostrando que Activia melhora a qualidade de vida dos indivíduos
que sofrem com a síndrome do intestino irritável. Outro ponto importante é que
outras espécies do gênero Bifidobacterium podem ser encontradas naturalmente no
trato intestinal de indivíduos saudáveis.

A atual nomenclatura taxonômica para essa cepa de bactéria probiótica é o
Bifidobacterium animalis subspécie lactis (Masco et al., 2004), protegida pela patente
EP1297176B1(Antoine et al., 2002).

Esta cepa probiótica alimentar está depositada na Collection Nationale de Cultures de
Microorganismes (CNCM) em Paris, França, que é uma autoridade internacional, criada
de acordo com o tratado de Budapeste.

O DanRegularis que você encontra em Activia é obtido a partir da replicação em
cultura estéril dessa cepa. O processo de replicação de fermentos é largamente
utilizado, não só na produção de iogurtes e leites fermentados, mas também de
queijos, vinhos, pães etc.

O leite fermentado Activia também está registrado no Ministério da Agricultura do
Brasil e, por se tratar de um alimento funcional, também foi avaliado pela CTCAF
(Comissão Técnico-Científica de Assessoramento em Alimentos Funcionais e Novos
Alimentos da ANVISA).

Activia possui 17 estudos clínicos, comprovando seu efeito benéfico. Esses estudos
foram realizados pelo departamento de Pesquisas da Danone e por diversas

universidades do mundo e foram publicados nas mais reconhecidas revistas científicas.
O leite fermentado Activia está presente em mais de 70 países e, aqui no Brasil, desde
janeiro de 2004. Reafirmamos que a Danone, empresa líder mundial de produtos

lácteos frescos e água mineral, presente em mais de 120 países, tem o compromisso
de levar saúde e nutrição aos seus consumidores e o leite fermentado Activia é um
exemplo disso.

Para mais informações sobre o produto, acesse www.activiadanone.com.br ou entre
em contato com o nosso DAC no número 0800 701 7561.

DAC- Departamento de Atenção ao Consumidor da Danone Brasil"
(Disponível em http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20091020174738AAwPdmF. Acesso em 30 de outubro)

*Sobre o CRN Da tal de Marina:
"ESCLARECIMENTO

ref.: e-mail de Marília C. Duarte sobre o bacilo DanRegularis

O Conselho Regional de Nutricionistas - 3ª Região esclarece que MARÍLIA C. DUARTE não é inscrita neste Regional.

Por outro lado, informa que está envidando esforços para entrar em contato com a pessoa em questão, a fim de verificar a utilização do nome da profissão e, consequentemente, para que as devidas medidas legais possam ser tomadas.

CRN-3
Colegiado 2008-2011"
(disponível em http://www.crn3.org.br/atualidades/newsletter_vis.php?cod_mail=233. Acesso em 30 de outubro)

*Sobre a composição do Leite Fermentado:

"Entende-se por leite fermentado ou cultivado o produto cuja fermentação se realiza com um ou vários dos seguintes cultivos: Streptococcus salivarius subsp. thermophillus e Lactobacillus acidophilus, Lactobacillus casei, Bifidobacterium sp., e/ou outras bactérias lácticas que, por sua atividade, contribuem para a determinação das características do produto final."

(Disponível em http://www.ufrgs.br/alimentus/laticinios/leites_fermentados/fermentados_leite.htm. Acesso em 30 de outubro)

********

Note também que os sites que procuro pesquisar sao de confiança: universidades, conselhos regulamentadores de profissoes...valem tbm Wikipedia e Yahoo Respostas desde que seja assinado por um profissional devidamente identificado (confirmo o número de registro sempre e isso vale pra outras profissoes tbm, como advogados) ou que traga links de sites confiáveis.



Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário