Pesquisar este blog

Páginas

sábado, 30 de outubro de 2010

Onde está a bola de vidro?

Conta uma velha lenda hindu que houve um tempo em que todos os homens tinham acesso ilimitado com os deuses através de uma bola de vidro, mas abusaram de tal modo da sua natureza divina que Brahma, o Senhor dos Deuses, decidiu retirar-lhes a bola e escondê-la em algum lugar onde lhes fosse impossível encontrá-la.
O problema, contudo, era encontrar esse esconderijo, afinal, os homens sao muito curiosos e é difícil encontrar algum local que nao haveriam de descobrir.
Brahma convocou, pois, todos os deuses: o deus oceano, o deus das árvores, a deusa água, e todos os outros menores afim de resolver esse problema. A primeira sugestao veio do deus da terra, mas Brahma respondeu-lhes que isso nao seria suficiente, pois o homem escavaria a terra e acabaria por reencontrar a sua natureza divina.
Entao os deuses da água sugeriram que se atirasse para o fundo do mar. Novamente Brahma lhes respondeu que, mais cedo ou mais tarde, o homem exploraria as profundezas do mar e a recuperaria.
Os deuses menores já nao sabiam que outros lugares poderiam existir, quer na terra que no mar, onde o homem nao conseguisse chegar um dia.
Entao Brahma disse: "Vamos fazer o seguinte: colocaremos a bola de vidro dentro do próprio homem, em algum lugar em que ele nunca irá procurar."
E desde esse dia, segundo conta a lenda, o homem tem percorrido e explorado o mundo, subido às montanhar mais alto e descido às grandes profundezas da terra e do mar, sempre à procura de tal bola de vidro, que representa a felicidade, a auto-realização, o prazer de viver...mal sabe que a resposta está dentro de si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário